Notícias

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna reforça a importância do pré-natal

28 de May de 2021

Nesta sexta-feira (28.05) é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. A data instituída pelo Ministério da Saúde serve para conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento do pré-natal adequado, além de incentivar instituições e profissionais da área da saúde a sempre melhorar o atendimento às mulheres gestantes.
 
Na mesma ocasião é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, decisão que teve início durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, na Holanda, em 1984.
 
As datas estimulam os debates e as reflexões sobre os métodos e ações necessárias para melhorar as condições de saúde de todas as mulheres, em especial, das gestantes, principalmente durante a pandemia, já que estudos recentes mostram que gestantes estão em maior risco de desenvolver a forma grave da Covid-19. 
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a morte materna decorre de problemas ligados à gravidez ou por ela agravados, ocorridos no período da gestação ou até 42 dias após o parto. 

Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa