Notícias

Controle de hipertensão em idosos ganha diretriz

25 de Jan de 2019

Nesta semana, duas associações americanas de cardiologia lançaram, pela primeira vez, diretrizes para prevenção e controle da hipertensão em idosos. O consenso foi definido pela American College of Cardiology Foundation e pela American Heart Association.
 
O consenso estabelece que a pressão arterial deve ser menor que 14 por 9 em pessoas de até 79 anos, mesmo padrão para pacientes adultos. Mas, em idosos acima de 80 anos, a pressão máxima pode ser de até 14,5.
 
Segundo Celso Amodeo, cardiologista especialista em hipertensão do HCor (Hospital do Coração), a pressão em idosos pode ser mais alta do que a considerada normal,
 
"A pressão baixa nessa idade pode levar a mais internações, quedas e fraturas. Há pacientes com pressão maior que 14 por 9 e que se sentem melhor assim."
 
Outra recomendação do consenso norte-americano é medir a pressão dos idosos sentados e também em pé, isso porque a pressão pode mudar em diferentes posições, diz Marcus Malachias, presidente do departamento de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
 
"A pressão do idoso é mais baixa quando ele está em pé, o que chamamos de hipotensão postural. Assim, podemos controlar também essa medida", diz Malachias.
 
O documento afirma ainda que o tratamento em idosos deve começar com mudanças no estilo de vida, como a prática de atividade física e o controle do peso e se a hipertensão persistir, o tratamento com medicamentos deve ser considerado.
 
 
COMO DEVE SER O TRATAMENTO
 
NÚMEROS DA PRESSÃO
Em pacientes com até 79 anos, a pressão deve ser de 14 por 9, mas pode ser maior acima dos 80 anos
 
NOVOS HÁBITOS
O tratamento deve começar com mudanças no estilo de vida, que incluem menor ingestão de sal
 
MEDICAMENTOS
As doses iniciais devem ser as mais baixas e aumentar gradualmente se houver tolerância do paciente
 
MEDIÇÃO
A pressão deve ser medida com o paciente sentado e também em pé, já que, em idosos, pode haver variação em diferentes posições

Fonte:Assessoria