Notícias

Alimentação saudável das crianças deve ser estimulada desde cedo pelos pais

21 de Oct de 2015

Quem é mãe ou pai sabe da dificuldade que é fazer com que as crianças tenham uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes. E uma alimentação errada pode levar ao sobrepeso ou à obesidade infantil.
 
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, cerca de 70% das crianças com menos de dois anos de idade comem biscoitos, bolachas ou bolo e 32,3% tomam refrigerante ou suco artificial. Os dados são referentes ao ano de 2013 e mostram um panorama preocupante sobre os hábitos alimentares das crianças brasileiras.
 
“Estes hábitos estão diretamente correlacionados ao aumento de sobrepeso e obesidade nas crianças, que podem trazer outras complicações como hipertensão, diabetes e asma. Os bons hábitos alimentares começam desde o início da alimentação dos bebês”, explica a pediatra do Hospital Infantil e Maternidade Femina, Fernannda Pigatto.
 
Junto com os hábitos alimentares, o sedentarismo também é fator determinante para o aumento de peso e riscos à saúde. De acordo com levantamento de 2010 do IBGE, 34,8% dos meninos de 5 a 9 anos estão com sobrepeso e 16,6% com obesidade. Entre as meninas da mesma faixa etária, 32% estão com sobrepeso e 11,8% estão obesas.
 
“Orientamos aos pais que limitem o tempo das atividades que não tem um gasto enérgico tão alto, como TV e videogame, por exemplo, e estimulem atividades ao ar livre, como andar de bicicleta e brincadeiras como pega-pega. Este exemplo deve vir dos próprios pais”, avalia a médica.
 
Outra dica valiosa é estimular as crianças a comer frutas, verduras, não ingerir refrigerantes ou sucos em caixa e evitar excesso de gordura, açúcar e sal, que são alimentos que prejudicam a saúde. 
 
“Sal, gordura e açúcar em excesso são muito prejudiciais em qualquer idade, principalmente para as crianças. Podem ser ingeridos esporadicamente e em pequenas porções, mas não deve ser o alimento do dia a dia e nem estar na mesa na hora das refeições”.
 
Assessoria de Imprensa Femina - ZF Press

Fonte:Assessoria