Notícias

Encontro de gestantes aborda temas atuais em bate-papo descontraído

12 de May de 2016

Promover a troca de informações sobre assuntos que permeiam o cotidiano das gestantes e novas mamães. Este é o objetivo de um evento que será realizado neste sábado (14.05), no Hospital Infantil e Maternidade Femina, em Cuiabá. Por meio de um bate-papo descontraído, o encontro irá reunir especialistas em diversas áreas para abordar temas relacionados à gestação e parto.
 
O evento, chamado de “Chá da Tarde com as Gestantes”, faz parte das atividades do Projeto Parto Adequado, que visa estimular o parto normal.
 
Mitos e falta de informação podem gerar medo, em especial nas primigestas – como são chamadas as mulheres em sua primeira gestação. Para aumentar a segurança em relação à proximidade do parto, o hospital irá proporcionar várias palestras e visitas guiadas por sua unidade.
 
Para tal, uma equipe multiprofissional irá conversar sobre temas relacionados à gravidez, parto, pós-parto e primeiros cuidados com o bebê. Entre eles, infecção por Zika vírus durante a gestação, parto normal (e fisioterapia preparatória) e cesariana, cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno e banco de leite. Preparar a mulher – e acompanhante – para uma experiência positiva, ativa e consciente da gestação e do parto é uma das missões do encontro.
 
“Estreitar o contato entre profissionais e gestantes é essencial. A ideia do chá da tarde é propiciar para elas orientações pertinentes, além de apresentar melhor a estrutura do hospital e o Projeto Parto Adequado. Dessa forma, é uma maneira de humanizar ainda mais o processo gestacional e parto”, explica a diretora técnica da Femina, a pediatra neonatologista Fernannda Pigatto.
 
Entre os benefícios do encontro, também está a troca de experiências entre participantes, o preparo para o parto de maneira consciente, a redução da ansiedade e o medo em relação ao parto, a familiarização com as dependências do hospital, o auxílio ao processo do aleitamento materno e a tranquilidade e segurança em relação aos primeiros cuidados com o bebê, por exemplo.
 
PROJETO PARTO ADEQUADO – Único hospital do Centro-Oeste a integrar o Projeto Parto Adequado, o Hospital Infantil e Maternidade Femina se tornou referência nacional. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou dados em que o hospital mato-grossense figura entre as três instituições do país com melhores resultados no Projeto Parto Adequado.
 
O Projeto Parto Adequado é desenvolvido pela ANS, o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e conta com apoio do Ministério da Saúde. O objetivo é de identificar modelos inovadores e viáveis que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar.
 
Em todo o Brasil, 40 instituições participam do programa. No Hospital Infantil e Maternidade Femina, a média – que antes era de 1,46% de partos normais por mês, hoje ultrapassou a marca dos 40% entre as grávidas. Este é um dos três melhores indicadores nacionais e é o reflexo crescente do número de mulheres gestantes que escolhem essa opção de parto.
 
Assessoria de Imprensa Femina - ZF Press

Fonte:Assessoria