Notícias

Femina realiza o primeiro ‘Encontro de Doulas’ em Cuiabá

15 de Dec de 2016

No intuito de apresentar a equipe e dar boas vindas às doulas, o Hospital Infantil e Maternidade Femina promoveu o primeiro Encontro de Doulas em Cuiabá. Na ocasião, as profissionais que atuam no apoio emocional e físico de mães puderam conhecer toda a estrutura da maternidade e o trabalho desenvolvido para estimular a realização de partos normais na unidade.
 
O Encontro de Doulas é mais um trabalho da Femina neste sentido, que também fez adequações na infraestrutura e capacitou o corpo clínico para incentivar a escolha pelo parto normal. Todas essas ações fazem parte do projeto “Parto Adequado”, realizado pela a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), em parceria com o Ministério da Saúde.
 
O objetivo do projeto é identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias. A Femina é a única maternidade do Centro Oeste a integrar o projeto e, desde então a taxa de partos normais no hospital passou de 1,46% do total de partos realizados para 47%.
 
A participação das profissionais durante o parto pode ser muito importante para as parturientes, pois um vínculo é construído entre a mãe e a doula ao longo de toda a gestação, proporcionando mais confiança e tranquilidade na hora do nascimento.
 
Ao permitir que as doulas participem deste momento único da vida das pacientes, a Femina promove um cuidado mais humanizado para as mães e os bebês.
 
Doulas são mulheres que auxiliam mães desde o período gestacional até o pós-nascimento no intuito de dar maior suporte físico e emocional. Apesar de não ser reconhecido como profissão, pesquisas apontam que a participação dessas mulheres no período pré e pós-natal ajudam na redução de cesarianas, utilização de anestesia e outros medicamentos para induzir o nascimento.
 
Assessoria de Imprensa Femina - ZF Press
 
 

Fonte:Assessoria