Notícias

Femina desmistifica mitos da gravidez em rodas de conversa com gestantes

31 de May de 2019

O Hospital Infantil e Maternidade Femina realizou nos dias 22 e 27 de maio o Encontro de Casais Gestantes, no auditório da instituição, em Cuiabá. O objetivo da Femina é falar sobre os tipos de parto e suas intercorrências, além de desmistificar temas que rondam o universo da maternidade.
 
 
 
“Mais do que uma palestra, nosso objetivo é realizar rodas de conversa com essas famílias. Tanto que as gestantes podem interferir, fazendo perguntas sobre o tema a qualquer momento. Falei, por exemplo, sobre os tipos de parto, suas possíveis complicações, tanto quando for normal como cesárea. Também citei sobre as intercorrências e trabalhos de parto, as condutas que devem normalmente ser tomadas e a aceitação da gestante ou não de acordo com o plano de parto dela. E, claro, desmistificamos temas que foram questionados”, explica a ginecologista e obstetra, Heliana Souza Martinho.
 
Médica e Diretora Técnica do Hospital Infantil e Maternidade Femina, Fernannda Pigatto afirma que eventos desse porte são essenciais para falar da maternidade real e sanar essas dúvidas dos casais.  “Temos toda uma estrutura montada para o curso. Trabalhamos as principais dúvidas – parto, analgesia, amamentação e cuidados no pré e pós-parto –, tem o momento de bate-papo para esclarecer algo que tenha ficado pendente, e as ações práticas”, ressalta Fernannda.
 
Mães de primeira viagem, Hellen Cristina Rubel Gonçalves, 26 anos, e Monique Teixeira, 31 anos, concordaram que o evento serviu para muni-las de informações corretas em um momento tão especial em suas vidas. “Estou com 15 semanas e é meu primeiro filho. Então tenho buscado encontros como esse para me respaldar com o máximo de informações possíveis. Conhecimento nunca é demais”, destaca Hellen.
 
Já Monique, recém-chegada de Recife (PE), lembra que tem uma relação especial com a Femina: foi em um teste feito na instituição que soube que estava grávida do primeiro filho. “Sempre entro no site da Femina para pesquisar cursos e novidades do meio, vi sobre o encontro e me inscrevi rapidamente. Meu marido e eu não conhecemos muito da cidade e acreditamos ser fundamental que uma instituição possa prestar esse tipo de serviço”, diz.
 
Christofoly Acioly, o esposo de Monique, concorda que além de sanar as dúvidas, o encontro cria uma rede de contatos entre as futuras mães e previne de temas futuros. “Aqui temos a chance de sabermos os principais desafios da maternidade e, principalmente, saber como agir caso eles venham acontecer”, disse.
 
Para a obstetra Heliana Souza Martinho, outra meta da Femina ao realizar o Encontro de Casais Gestantes é descomplicar, sempre que possível, o universo gestacional. “A gente não está para complicar. Estamos para descomplicar. Alguns pontos, por vezes, são bem divergentes na obstetrícia. Então, algo que seja controverso, nós vamos tentar desmistificar da melhor maneira, sem causar conflitos”, completa.

Assessoria de imprensa Femina - ZF Press

Fonte:Assessoria