Notícias

Semana da amamentação: entenda a importância do ato para redução da mortalidade infantil

31 de Jul de 2019

A partir desta quinta-feira (1º) tem início a Semana Mundial da Amamentação. Realizada pela primeira vez em 1992, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo principal sempre foi alertar e reforçar a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até os dois anos de idade.
 
A amamentação também tem reflexos positivos quando o tema é a redução da mortalidade infantil. Conforme dados da própria OMS, sendo utilizado de forma exclusiva até os seis meses de vida e tomado de maneira regular até os dois anos de idade, o leite materno reduz a mortalidade por causas evitáveis a 13%.
 
Também são reduzidos com a amamentação casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. E, claro, a amamentação também traz benefícios para as mães.
 
“Estudos já apontaram redução nos riscos da mulher desenvolver, no futuro, câncer de mama e ovário. Outra pesquisa realizada pela Universidade de Harvard afirma que amamentar por um ano foi associado a uma queda de 15% nos riscos da mãe desenvolver diabetes tipo 2. Quanto mais tempo de amamentação, menor o risco”, destaca a diretora-técnica do Hospital e Maternidade Femina, Fernannda Pigatto Vilela.
 
Na Femina, aliás, há um espaço destinado exclusivamente para a coleta do leite materno. "As mães são acompanhadas pelas lactaristas, que são profissionais aptas para orientar e conduzir a lactante na hora de realizar a assepsia. Também são realizadas orientações para garantir que o momento da coleta seja tranquilo e eficiente", completa Fernannda.
A Femina não possui um banco de leite, mas é um dos pontos de coleta e tem parceria com o Hospital Universitário Júlio Müller, onde o leite é pasteurizado e redistribuído para atender as necessidades das UTI's neonatais.
 
EVENTO - Além de lembrar rotineiramente a importância da amamentação, a Femina promoverá entre os dias 12 e 15 de agosto a Semana Mundial da Amamentação. A programação começa sempre às 14h30, no Hospital e Maternidade Femina. Mais informações, ligue (65) 2128-9191 ou 2128-9135.

Assessoria de imprensa Femina - ZF Press

Fonte:Assessoria