Notícias

UTI para adultos do Hospital Femina está entre as mais seguras do país

11 de Sep de 2020

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos do Hospital e Maternidade Femina está entre as mais seguras do país. A informação é da plataforma do Epimed Solutions/Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), segundo a qual, a Femina possui menos mortalidade do que 99% das UTI's brasileiras que fazem parte do sistema, se igualando ao o que há de melhor nos grandes hospitais do país. Com 10 leitos individualizados, o espaço tem como eixos centrais a segurança e a humanização plena dos pacientes. 
 
"É a primeira UTI de Mato Grosso que tem uma posição de humanização 24 horas, todos os dias da semana, e trabalha com apoio direto para a família do paciente internado, que tem o direito de ter um acompanhante o tempo que for necessário. Desde a inauguração da UTI, em janeiro de 2019, todos os detalhes foram pensados, principalmente, quanto à segurança dos pacientes", destaca a diretora-técnica da Femina, a médica Fernannda Pigatto Vilela.
 
Essa segurança segue recomendações nacionais e internacionais, como as do Choosing Wisely AMIB. "São orientações que buscam conscientizar as especialidades médicas de que o uso de determinados procedimentos pode ser desnecessário e até mesmo maléfico para o paciente. Temos uma equipe multidisciplinar formada por médicos intensivistas, enfermeiras, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeutas, psicólogos e técnicos de enfermagem que trabalham dando apoio diretamente para a família do paciente", lembra o coordenador da UTI, o médico infectologista Abdon Karhawi. 
 
Segundo ele, são diversas medidas padronizadas para que haja menor risco e maior efetividade no resultado. Entre as recomendações, estão usar apenas o necessário de antibiótico, não usar sedação excessiva, não manter o paciente imobilizado no leito sem indicação precisa, não utilizar ou manter dispositivos invasivos sem necessidade,  manter e adequar a humanização e evitar procedimentos desnecessários ao doente.
 
"Isso é fundamental, por gerar confiabilidade nas famílias junto à equipe da UTI, que atua com uma rigorosa gestão de segurança, diminuindo os riscos aos pacientes graves, que requerem muitos cuidados e, ao mesmo tempo, são muito susceptíveis a complicações com tratamento", completa Abdon. Outro aspecto importante da UTI, completa o médico, é estar dentro de indicadores que são coordenados pelo Epimed Solutions/AMIB, sistema especializado em gestão de informações clínicas e epidemiológicas que melhoram a eficiência do atendimento hospitalar. A empresa é líder no mercado e está presente em mais de 500 hospitais da Europa e América Latina. 
 
Abdon reforça que a UTI do Hospital Femina segue essa normatização, sempre buscando a excelência do serviço, visando receber os selos Top Performer e UTI Eficiente, reconhecidos pelo Sistema Epimed Monitor. O selo Top Performer é concedido àquelas que apresentam alta performance, com base na Matriz de Eficiência. Já o certificado UTI Eficiente é concedido às UTIs que obtiveram bons resultados clínicos com alocação eficaz dos recursos no cuidado dos pacientes críticos.
 
Sobre a Femina
 
O Hospital e Maternidade Femina atua há 41 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Possui coleta de células tronco, serviços de orientação genética, medicina fetal, imagem com implantação programada de tomografia, anatomia, patologia e citologia, orientação do climatério, endoscopia digestiva alta e baixa, videolaparoscopia, nutrição, coleta de leite materno e programa de educação continuada. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica. O Hospital está localizado na Rua Corumbá, 538, bairro Baú.
 

Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa